Modernos amores


Tanto homens quanto mulheres estão à procura do seu amor para permanecê-los unidos e construir suas respectivas famílias. Contudo, a mídia fomenta massivamente os estereótipos e os novos padrões de atitudes de amar através da beleza, da estética e do erotismo. Ao contrário, o amor exagerado pode causar, às vezes, a falta de conciliação entre os namorados e os apaixonados, levando-os à momentânea separação.

Corações vermelhos são fortemente associados às mais belas emoções do nosso cotidiano – o amor e a paixão –, pois transmitem, psicologicamente, uma vontade e uma necessidade profundas de se encantar pelo infinito e saturado fogo vermelho do prazer. Usado universalmente como símbolo perene da emoção, o coração também estabelece laços de companheirismo.

Diferentemente das relações normais que os indivíduos praticam na realidade, os meios de comunicação procuram mostrá-las de outro ângulo. A mídia exibe frequentemente imagens impactantes de casais beijando-se, abraçando-se e caminhando de mãos dadas em qualquer lugar, e de pessoas se encantando por produtos de moda e beleza. Essas cenas sempre são comuns em revistas masculinas, femininas e de celebridades, telenovelas e anúncios publicitários, preocupando-se apenas com o lado mais belo da vida.

Novelas, particularmente as exibidas no horário nobre da televisão brasileira, estimulam a idealização constante dos amantes, pois elas são basicamente românticas e contribuem para a busca perfeita do amor. Quanto à ideia de perfeição em histórias românticas, ela é uma utopia, pois não existe nenhum modelo totalmente perfeito de amor. Romantismo é, sem dúvida, sinônimo de idealização de uma pessoa e de sua alma gêmea.

Ao folhear uma revista, é possível encontrar um turbilhão de páginas, ora parciais, ora integrais, de anúncios recheados de puro romantismo e pura beleza. São materiais publicitários de moda íntima, cosméticos e perfumes que, por esse motivo, exaltam o poder da emoção, fielmente concentrada no amor e na paixão, ingredientes indispensáveis para uma exitosa receita romântica.

Publicações direcionadas a diferentes gêneros sexuais – masculino e feminino – se interessam profundamente pela valorização do mais belo, do mais bonito, do mais sensual, do mais charmoso, não apenas nas propagandas que sempre são veiculadas, mas também nas reportagens e nas notas. A televisão segue o mesmo rastro, pondo no ar comerciais que mostram, por exemplo, uma mulher linda seduzindo um homem conquistador.

Os amores nem sempre são perfeitos, pois alguns relacionamentos terminam devido a conflitos espontâneos entre parceiros, como brigas, separações e até mesmo compromissos pessoais. Isso cria um ambiente de instabilidade, desarmonia e tensão, seja definitivo ou transitório, por parte dos casais. Conflitos durante muitos encontros amorosos fazem parte do destino natural dos parceiros.

Quanto ao universo das celebridades, as separações de casais são, em grande parte, invenções da própria mídia especializada, que se utiliza da indústria da fofoca para lançar notícias sobre as vidas particulares dos artistas. É assim que, diariamente, os apresentadores, os jornalistas e os colunistas avisam publicamente que um certo casal de famosos está oficialmente separado. Mesmo desfazendo seu efêmero ou duradouro casamento, os ex-namorados ou ex-maridos continuam amigos.

Segundo a palavra de Deus, uma pessoa deve, em primeiro lugar, amar a quem lhe está mais próximo. O amor, essa magnífica maravilha celeste, serve de fundamento para os sentimentos positivos secundários, principalmente a felicidade, a esperança, a união, a paz e também para a nossa eterna convivência. A construção e a materialização de uma família feliz e solidária interdependem de um bom e fecundo relacionamento amoroso.

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