Lula participa de eventos em Salvador

Presidente desembarcou à capital baiana para participar da reinauguração do Palácio Rio Branco e dos lançamentos dos programas de restauração do patrimônio histórico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Salvador na tarde de hoje para uma série de compromissos. Primeiro, ele compareceu à cerimônia de inauguração das obras de restauração do Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, no Centro. A edificação, que durante muito tempo foi sede do governo do estado, teve seu acervo artístico e histórico e sua infraestrutura completamente recuperados, com investimentos de R$ 7,7 milhões.

As obras de reforma do palácio incluíam, entre outros serviços, a restauração da cobertura e da sua estrutura. Participaram do evento, além de Lula, o governador Jaques Wagner, os ministros Juca Ferreira, da Cultura, e Márcio Fortes, das Cidades, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

Foram lançados, no palanque armado na Praça Thomé de Souza, o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador e o Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) destinado à revitalização do patrimônio histórico de 16 cidades baianas. O primeiro tem como objetivo recuperar e revitalizar a região que se estende da Calçada ao Campo Grande. O Pac Cidades Históricas, como o projeto seguinte é conhecido oficialmente, englobará os municípios localizados entre o sertão e o litoral sul, incluindo Salvador e o Recôncavo, e prevê investimentos de R$ 692 milhões.

Elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com a colaboração de 600 indivíduos da sociedade civil, o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo contém 14 propostas para o desenvolvimento socioeconômico da região, abordando questões relacionadas à cultura, ao turismo, à habitação, ao meio ambiente, à segurança pública e ao patrimônio.

Mais compromissos

No palanque, o presidente Lula, acompanhado do governador, entregaram simbolicamente os diplomas aos 600 formandos do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) para os beneficiários do programa Próximo Passo, e aos 440 alunos do programa Qualifica Bahia, ambos do governo do estado.

Além disso, Lula e Wagner assinaram o documento que autoriza a construção de 4.049 unidades habitacionais em Salvador, em três municípios da Região Metropolitana – Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d'Ávila –, em Ilhéus, no sul, e em Brumado, no sudoeste. Construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, as unidades corresponderão a mais de 4 mil imóveis. A assinatura do termo contou com as presenças do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

O presidente, após cumprir suas obrigações em Salvador, voltou a Brasília esta noite.

Comentários