Imbuí ganha nova opção de lazer

Construída na área antes ocupada pelo poluído canal que corta o bairro, praça é inaugurada para proporcionar-lhe mais diversão e qualidade de vida

Acesso gratuito à internet pelo sistema wireless é uma das inovações da praça
(Foto: Divulgação)

Um novo e moderno espaço de lazer e de entretenimento foi entregue à comunidade do Imbuí e de suas adjacências, como a Boca do Rio. O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), inaugurou, na noite de ontem, a praça construída sobre o Canal do Imbuí, cujas águas, hoje cobertas, causavam prejuízos à saúde dos moradores, com a proliferação de micro-organismos, e ao meio ambiente. Com o revestimento do canal pela nova praça, aboliu-se o mau cheiro que incomodava as pessoas.

Executadas pela construtora OAS, as obras, iniciadas em meados do ano passado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, também contribuíram para o combate aos alagamentos, um problema rotineiro nas vias do bairro. Intervenções urbanas e ambientais deste tipo haviam sido introduzidas e realizadas em 2008, na Avenida Centenário, cobrindo o canal do Rio dos Seixos.

Ótima opção para as crianças, o parque infantil apresenta equipamentos modernos
(Foto: Divulgação)

Diversas opções já estão, a partir de agora, disponíveis à toda a população local. A praça, constituída de dois canteiros centrais que anteriormente eram ocupados pelo poluído canal do Rio Cascão, possui parques infantis, quiosques com bares e restaurantes, quadras poliesportivas, pista de cooper e pista de skate. Rampas de acessibilidade foram instaladas para os deficientes físicos, enquanto os deficientes visuais utilizarão as pistas táteis.

Mais tecnologia e segurança

Além disso, foi introduzido o acesso gratuito à internet banda larga através do sistema wireless (sem fio), serviço administrado pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Também foi instalado um novo sistema de iluminação pública, constituído de postes azuis em aço galvanizado, material que proporciona mais segurança. O sistema viário do entorno do canal foi melhorado e ampliado, com a implantação da nova pista de acesso à Avenida Jorge Amado, uma das vias de acesso à orla.

Com a construção da pista alternativa, situada na Rua das Araras, o trânsito na região melhorou, evitando os congestionamentos frequentes, como os ocorridos durante as obras de macrodrenagem do canal para a implantação da nova praça.

Segunda praça do bairro do Imbuí, a área do canal é maior, correspondendo a aproximadamente 3 quilômetros, e trará grandes benefícios à comunidade, principalmente na sua qualidade de vida. “O Imbuí cresceu enormemente, tanto sob ponto de vista residencial, quanto comercial, e só contava até aqui com a estrutura mínima, certamente adequada para mais de 30 anos atrás”, afirma o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, aos jornalistas da Prefeitura.

Comentários