Geddel define chapa majoritária

Ex-ministro e pré-candidato do PMDB ao governo ganha, além de César Borges, mais dois nomes, Edvaldo Brito e Edmundo Pereira

Foram definidos, na manhã desta segunda-feira, dia 7, os nomes dos candidatos majoritários para a chapa encabeçada pelo deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), pré-candidato ao governo do estado pelo partido. A chapa integrará, além de Geddel, o senador César Borges (PR), que concorre à reeleição, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), candidato a uma segunda cadeira para o Senado, e o vice-governador Edmundo Pereira (PMDB), pré-candidato à reeleição, mas como vice do ex-ministro da Integração Nacional.

Os nomes de Geddel e de Borges haviam sido escolhidos antes da entrada de Edmundo, que segundo o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, é "um homem que conhece o interior" e de Edvaldo, advogado tributarista, na chapa. Inicialmente, o senador, eleito originalmente em 2002 pelo PFL (atual DEM) e presidente do PR na Bahia, era cogitado a fazer parte da aliança capitaneada pelo governador Jaques Wagner (PT), que tenta a reeleição. De acordo com Lúcio, César Borges é um importante nome com forte influência na capital e no interior.

A coligação é integrada por um amplo arco de dez partidos – PMDB, PR, PTB, PSC, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PTC, PMN e PT do B – e escolhida através de consenso. Eleito vice-governador em 2006, ajudando a eleger Wagner, Edmundo Pereira, assim como outros membros do PMDB baiano, rompera com o petista no ano passado, com o objetivo de apoiar a candidatura de Geddel, mas não pode deixar o cargo na administração estadual. Por outro lado, secretários peemedebistas, que comandaram as pastas da Infraestrutura e da Indústria, Comércio e Mineração, abandonaram o atual governo.

Presença de Dilma

Por causa das viagens internacionais da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, a convenção estadual do PMDB, que irá oficializar os candidatos das chapas majoritária e proporcionais, foi adiada do dia 18 para o dia 21. O evento, que será realizado no Wet'n Wild, na Avenida Paralela, contará com a esperada presença da ex-ministra-chefe da Casa Civil.

Dilma participará da convenção peemedebista baiana para prestigiar e prestar solidariedade a Geddel, seu ex-companheiro na equipe do Governo Federal. “A (ex-) ministra nos disse que faz questão de estar presente à convenção, para prestigiar o seu colega de ministério, o nosso pré-candidato ao Governo da Bahia, Geddel Vieira Lima”, afirmou Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, ao jornal Tribuna da Bahia.

Comentários