Geddel confirma sua força

Candidatura do ex-ministro ao governo da Bahia é oficializada em convenção estadual do PMDB em meio a uma plateia de 5 mil participantes. Dilma Rousseff foi uma das autoridades presentes no evento

O PMDB homologou, na manhã de ontem, a candidatura do deputado federal Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional, ao governo da Bahia, em convenção estadual realizada na área externa do parque aquático Wet'n Wild, na Avenida Paralela. Geddel agora é apoiado por uma ampla coligação, composta por doze agremiações partidárias – PMDB, PTB, PR, PSC, PPS, PRP, PRTB, PTC, PTN, PT do B, PSDC e PMN –, também oficializada no evento.

Também foram confirmadas as candidaturas do atual vice-governador Edmundo Pereira (PMDB) à reeleição, mas como vice de Geddel, e do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), e do senador César Borges (PR) ao Senado, sendo que este último tentará a reeleição. Embora pertença ao PTB, que compõe em nível nacional a aliança encabeçada por José Serra (PSDB) ao Planalto, Edvaldo, assim como outros membros do partido na Bahia, declarou apoio à candidata do PT, Dilma Rousseff.

Quanto às eleições proporcionais, os convencionais dos doze partidos integrantes da aliança capitaneada pelo PMDB ratificaram os nomes dos 120 postulantes às cadeiras na Câmara dos Deputados e dos 280 às cadeiras na Assembleia Legislativa estadual. O prazo para os partidos registrarem as candidaturas majoritárias e proporcionais é até o dia 5 de julho.

Dividido o palanque baiano

Com mais de 5 mil pessoas presentes na plateia, o evento peemedebista teve a esperada participação de Dilma, que recentemente chegou de viagem à Europa. O palanque da ex-ministra-chefe da Casa Civil na Bahia está explicitamente dividido entre Geddel e o governador Jaques Wagner, seu companheiro de partido e ex-colega de ministério. Referindo-se ao fortalecimento do apoio a Dilma, Geddel afirmou que ela tem "vocação para a vida pública".

Ainda foram apresentadas as peças publicitárias da campanha do ex-ministro ao governo do estado: o slogan da campanha, "Para chegar e resolver", e o jingle, que foi várias vezes executado na convenção peemedebista, cuja letra demonstra que Geddel "tem sangue baiano". Na Avenida Paralela, cartazes, placas, faixas e balões foram colocados com o objetivo de divulgar os candidatos da coligação liderada pelo PMDB. Dentre as peças, há um cartaz com as fotos de Dilma, de Geddel e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva juntos.

Força do interior

Caravanas de militantes do PMDB e de partidos aliados, vindos do interior, também lotaram a plateia do Wet'n Wild, demonstrando sua força na candidatura de Geddel. Prefeitos de 170 municípios de todas as regiões baianas, filiados a partidos coligados, foram recebidos na convenção para prestar solidariedade a Dilma Rousseff, a Geddel e aos candidatos a senadores e a deputados. Do PMDB, vieram 116 prefeitos que compareceram ao encontro, inclusive o de Salvador, João Henrique.

Dilma veio brevemente a Salvador para aliviar as tensões na aliança nacional entre o PT e o PMDB no estado, além de prestigiar a candidatura de Geddel. Além de Dilma, marcaram presença na convenção baiana os deputados federais Michel Temer (PMDB-SP), presidente do partido e da Câmara e candidato a vice-presidente na chapa da petista, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do partido na Câmara; o ministro da Integração Nacional, João Santana; e o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco.

Comentários