Bem-sucedida estratégia contra a pólio

Para alertar os bebês e as crianças em relação à sua saúde, o Governo do Estado da Bahia, então comandado por Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), através da Secretaria da Saúde, lançou, em 1982, uma campanha publicitária estrelada pelo ator Raul Cortez. O filme abaixo, criado por Duda Mendonça, se intitula Cadeira de rodas, e é um falso comercial referente ao "lançamento" de uma linha fictícia de cadeiras de rodas, denominada Relax 82.

Duda Mendonça utilizou as cadeiras de rodas como uma espécie de sinal de advertência, para que toda a população baiana esteja conscientizada em vacinar todas as crianças contra a poliomielite, doença que provoca a paralisia infantil. Foi uma campanha divulgada numa época em que as campanhas de imunização contra a poliomielite foram introduzidas no Brasil, por iniciativa do então ministro da Saúde, Waldyr Arcoverde. Além disso, o vídeo, mesmo sendo engraçado, foi uma estratégia de propaganda que deu certo.

No filme, com duração de 1 minuto e 17 segundos, Raul Cortez apresentou a fictícia linha Relax 82, criada exclusivamente para a divertida peça publicitária:

"Atenção, mamãe; atenção, papai. Vocês vão conhecer agora a nova linha Relax. A mais sofisticada e a mais maravilhosa cadeira de rodas já produzida no Brasil. A nova linha Relax 82 é mais leve, mais macia e muito mais veloz do que qualquer outra. E você pode optar pela requintada linha luxo ou pela descontraída linha esportiva. A nova linha é inteiramente financiada em 6 pagamentos sem acréscimo ou então em até..."

Repentinamente, o locutor interrompeu o discurso do ator para comentar a importância da vacinação contra a paralisia infantil para a população baiana:

"A Secretaria da Saúde da Bahia garante a você que nunca comerciais como este existirão na nossa televisão, se toda a população entender que é preciso, que é necessário, que é fundamental vacinar durante 5 anos seguidos todas as nossas crianças contra a paralisia infantil. São apenas duas gotas, sem dor, sem contraindicação. No país do futebol, é triste ser doente das pernas. Dia 12 de junho, vacine seu filho. Campanha Nacional Antipólio Ano 3. Secretaria da Saúde. Governo Antônio Carlos Magalhães."

Conclusão: se todas as crianças não forem imunizadas contra a pólio no Brasil, que é o país do futebol, elas usariam cadeiras de rodas para se locomover. Seria um prejuízo extremo para os nossos menores. Vacinar anualmente contra a paralisia é uma prática fundamental para a manutenção da saúde infantil.

Comentários