Secretaria da Saúde amplia vacinação contra a meningite C

Campanha de imunização, que coneçará no final do mês, atingirá pessoas entre 20 e 24 anos

Com informações de A Tarde On Line

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, anunciou ontem a ampliação do programa de vacinação contra a meningite meningocócica, também conhecida como meningite C, que hoje está sendo aplicada para pessoas com idades entre 10 e 19 anos. A imunização também será aceita para pacientes com faixa etária de 20 e 24 anos, mas, segundo o secretário, ela ocorrerá apenas em Salvador, que é o município com maior incidência da doença (23 casos).

Salvador é a quarta cidade com maior número de infectados pela epidemia, segundo o Ministério da Saúde, sendo que a primeira é São Paulo. Ainda não foi confirmada a data para o início da vacinação, mas, segundo Solla, ela vai começar no final deste mês.

Três etapas irão compor a nova campanha: para idades entre 10 e 14 anos - que é a faixa etária mais afetada pela meningite C neste ano -, 15 a 19 e 20 a 24. Quase a metade (48) dos 89 casos da forma mais grave da doença registrados na Bahia envolvia pacientes entre 10 e 14 anos. O motivo da transferência de faixa etária, de acordo com Solla, foi a vacinação, no início deste ano, de pessoas com até cinco anos incompletos.

Comentários