Dilma ultrapassa Serra com três pontos a mais

Pré-candidata do PT está à frente do tucano pela primeira vez em pesquisa Vox Populi, mesmo apresentando empate técnico

A ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), aparece pela primeira vez à frente do candidato José Serra (PSDB) na pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República divulgada ontem pelo Instituto Vox Populi. Segundo a pesquisa, Dilma está com 38% contra 35% do ex-governador de São Paulo, mas eles estão tecnicamente empatados.

Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde (PV) ao Planalto, é a terceira colocada. A senadora acreana e ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, que em abril tinha 7%, subiu mais um ponto, ficando com 8%. O instituto Vox Populi entrevistou 2 mil eleitores em 117 municípios de todas as cinco regiões brasileiras, entre os dias 8 e 13. O levantamento registrou margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Também houve empate técnico na simulação de um provável segundo turno entre Dilma e Serra. Nesse cenário, a petista aparece com 40%, enquanto o tucano apresenta 38%. Entretanto, os dois presidenciáveis permanecem na margem de erro. A pesquisa anterior, divulgada no dia 3 de abril, mostrava Serra com 34% e Dilma com 31% das intenções de voto.

Pesquisa espontânea

Houve, ainda, o crescimento do desempenho de Dilma na pesquisa espontânea, procedimento no qual cada eleitor, ao ser ouvido pelos pesquisadores, afirma em quem vai votar. A ex-ministra, apesar de estar empatada tecnicamente com José Serra, tem 19% contra 15% do tucano. Portanto, há uma diferença de quatro pontos percentuais em relação ao ex-governador paulista, que é, agora, o segundo colocado.

A candidata petista à Presidência é a mais lembrada e conhecida pelo eleitorado das regiões Nordeste, com 44% da preferência, e Norte, com 41%. Serra, cujos poder, força e prestígio são maiores nas regiões mais desenvolvidas do país, lidera no Sul, mas encontra-se tecnicamente empatado com Dilma no Sudeste, seu reduto eleitoral.

A pesquisa, exibida ontem no Jornal da Band, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 11.266/2010, no dia 7 de maio.

Comentários