Corra que a moto vem aí!

Um episódio extremamente perigoso e assustador chamou demais a minha atenção. Ele não se passa de uma grande aventura dentro do trânsito, pois põe em risco seriamente um enxame de pedestres que transitam pelas passarelas, que são pontes específicas para eles. Alguém viu um homem pilotando um veículo motorizado numa passarela? Já vi sim. Foi na manhã de ontem, quando estava indo para a faculdade, na Avenida Paralela, uma das mais movimentadas de Salvador.

Pilotar uma motocicleta dentro de uma passarela, apesar de ser um acontecimento que estava imaginando por muito tempo durante minhas idas e vindas, é real mesmo, conforme testemunhei ontem. Isso pode causar prejuízos incalculáveis aos pedestres que por aí se movimentam, como acidentes e mortes. Para os motociclistas, conduzir uma moto em qualquer lugar que eles podem imaginar lhes traz certa liberdade de viver. Não concordo com eles, pois estão sendo submissos pela força da propaganda.

É através de uma moderna ponte construída in loco à base de concreto pré-moldado e de aço que milhares de pessoas de diferentes classes, profissões e bairros vão para suas residências, para as escolas, para as faculdades e para seus locais de trabalho ou passeiam pela cidade de modo geral. Os lugares corretos para que os veículos motorizados transitassem são as pistas de asfalto, e não as vias exclusivas para pedestres. Se as motos invadissem o espaço do pedestre, ele seria o grande responsabilizado por um possível acidente.

Mesmo não tendo motor, as bicicletas também podem provocar acidentes com pedestres. Já vi vários casos de trânsito com esse meio de transporte portátil e saudável dentro das passarelas. Lá, andar de bicicleta é outra atitude perigosa, pois toma o lugar onde o povo vai para resolver seus problemas e realizar suas necessidades pessoais. Que situação comprometedora! Uma verdadeira dor de cabeça para nosso povo que a cada dia batalha por sua difícil, porém maravilhosa, sobrevivência. Nunca me arrisquei em usar moto ou bicicleta em espaços exclusivos para quem quer andar a pé.

Comentários