Tarifas de água e luz sofrem aumento

A partir do decorrer do próximo mês de maio, os aumentos anuais nas tarifas de água e energia elétrica no estado da Bahia começarão a entrar em vigor. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) anunciou ontem o reajuste de 6,91% a partir do dia 1º, nas tarifas de todas as categorias de consumidores, e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) reajustará, no próximo dia 22, o consumo de energia em 5,26%.

A autorização do reajuste da água foi dada pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab). Quanto à luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante reunião na sua sede, em Brasília, autorizou à Coelba os aumentos de 6,75% para as residências, 0,85% para os consumidores de baixa renda e 6,07% para as indústrias.

Os reajustes são previstos por lei, a cada ano, e são um direito das concessionárias prestadoras dos serviços públicos. Ao contrário, eles apresentam consequências negativas para a sobrevivência da população, como a constante dificuldade em pagar as contas mensais.

Comentários