Leão: prazo termina no dia 30

50% dos contribuintes já entregaram suas declarações do Imposto de Renda, mas, na Bahia, serão esperadas 975 mil

Cerca de 12.053.657 milhões de contribuintes enviaram, até esta quinta-feira, dia 22, em todo o território nacional, as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do ano de 2010, exercício 2009. A quantidade corresponde a mais da metade dos 24 milhões de tributos previstos para este ano.

O prazo para negociar as contas com o Leão começou em 1º de março, e encerra no próximo dia 30, sexta-feira. Pessoas físicas podem realizar suas declarações gratuitamente pela internet, através do endereço da Receita Federal do Brasil, ou em disquete, entregue nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No entanto, a apresentação em formulário, nas agências dos Correios ou em lojas franqueadas, é paga pelo contribuinte no valor de R$ 5.

Somente na Bahia, a quantidade de declarações recebidas pela Receita é superior a 470 mil, segundo levantamento divulgado na manhã do mesmo dia. Quando o prazo oficial de envio das informações terminar, a expectativa no estado poderá chegar a um número recorde de 975 mil.

Multa é cobrada para atrasados

As pessoas que entregarem obrigatoriamente o documento do Imposto de Renda, mas que o preencherem após o dia 30, deverão pagar uma multa no valor mínimo de R$ 165,74 devido ao atraso no envio. Se os contribuintes não estiverem obrigados a declará-lo, não é necessária a cobrança de multa. A entrega da declaração em atraso poderá ser feita somente pela internet ou em disquete, nas unidades de atendimento da Receita Federal.

Em Salvador, a unidade está localizada na Rua Alceu Amoroso Lima, 862, no Caminho das Árvores. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, através de senhas emitidas pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) das 7 horas às 18:40, e programadas pela internet ou pelo telefone 146.

Nos dias em que estão se aproximando do prazo final de entrega, o site da Receita pode estar congestionado em razão do aumento de acessos pelos usuários. Em caso de dúvidas e sugestões referentes ao IRPF, a Delegacia da Receita Federal na Bahia mantém à disposição de toda a população um plantão fiscal telefônico. O número do serviço é (71) 3416-1350.

Comentários