Globo, 45 primaveras de liderança

Quarta maior emissora de televisão do mundo, a TV Globo faz aniversário hoje. Ela chega aos 45 anos permanecendo na liderança absoluta de audiência, com uma grade de programação diversificada, que inclui jornalismo, esportes, entretenimento, utilidade pública, programas infantojuvenis, educação, cultura e novelas, que são as responsáveis por mantê-la no topo da preferência nacional. Adversários da Vênus Platinada, entretanto, a consideram um monopólio que exerce sobre outras empresas do setor. O sucesso global sempre é garantido por profissionais que sabem fazer televisão com a mais alta qualidade tecnológica e de conteúdo.

A trajetória do que seria o principal veículo do império global começou ainda antes do golpe militar de 1964, quando o empresário carioca Roberto Marinho conseguiu dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek, cujo governo foi apoiado por ele, e João Goulart, duas estações de televisão. JK outorgou a concessão do canal 4 do Rio de Janeiro, e Goulart, a concessão da estação de Brasília. Marinho logo seria um dos articuladores do golpe (ou "Revolução" para os próprios idealizadores), que implantou a ditadura, perdurando-a por 21 anos, e apoiou todos os presidentes desse período. Assim, a Globo e o regime recém-instaurado estreitaram suas amizades.

O canal 4 do Rio, a TV Globo, entrou no ar às 11 horas do dia 26 de abril de 1965, possibilitando a posterior formação da atual Rede Globo de Televisão. Para alcançar esse feito, o executivo Walter Clark, egresso da extinta TV Rio, foi contratado pela empresa um ano depois. A rede, hoje, é integrada por 113 emissoras, sendo 5 próprias e 108 afiliadas por todo o Brasil, cobrindo 99,84% dos municípios. Seu crescimento, portanto, deveu-se à política de integração nacional promovida pelo regime militar através das telecomunicações, inclusive com a criação do Ministério das Comunicações, em 1967, e da introdução das transmissões via satélite.

Paulatinamente, a emissora chegou, amparada pelo governo "revolucionário", a todos os estados brasileiros, a começar por aqueles situados nas regiões mais desenvolvidas do país, onde estavam concentrados a maioria dos aparelhos receptores e um altíssimo mercado consumidor de produtos anunciados pela mídia. Em São Paulo, por meio da aquisição da antiga TV Paulista, canal 5, pertencente às Organizações Victor Costa, a Globo entrava no ar, e outros estados passaram a receber seu sinal graças à consolidação da sua marca pelo Brasil. Um dos maiores grupos de comunicação do mundo, finalmente, se organizou em mais de quatro décadas.

Uma das primeiras afiliadas da Globo no Norte/Nordeste foi a TV Aratu, canal 4, daqui de Salvador. Inaugurada em 15 de março de 1969, começou transmitindo atrações de todas as emissoras existentes no eixo Rio-São Paulo (exceto a pioneira Tupi, cuja retransmissora na Bahia era a TV Itapoan, canal 5), inclusive a Globo, da qual tornou-se afiliada oficialmente em poucos meses. O contrato da Aratu com a emissora carioca encerrou em 1987, quando sua programação passou a ser retransmitida pela TV Bahia, canal 11, inaugurada dois anos antes, tendo como proprietário o político Antônio Carlos Magalhães, então ministro das Comunicações e antigo amigo de Roberto Marinho.

No dia 1º de setembro de 1969, uma ideia genial e bem-sucedida, criada por um seleto time capitaneado pelo jornalista Armando Nogueira, então diretor de jornalismo, revolucionaria os caminhos da história da nossa televisão. Surgia o Jornal Nacional, primeiro noticiário exibido simultaneamente em rede e, consequentemente, o mais antigo. Inúmeros telejornais que nasceram em seguida foram atribuídos por um brilhante espírito criativo. Nogueira, ao nos despedir em 29 do mês passado, deixou o JN como um dos mais áureos legados, além de estruturar a Central Globo de Jornalismo com a modernização do setor, sendo considerado o mestre de uma equipe na qual uma nova safra de jornalistas entraram em cena.

A TV Globo não se prima apenas por sua excelente produção jornalística. Como complemento disso, há a Central Globo de Produção, ramo encarregado da idealização, do desenvolvimento e da realização teledramatúrgica e de entretenimento. É através da CGP onde emitem para o público as novelas que, por sua vez, também são exportadas para outros países com espetacular sucesso, as minisséries e diversos programas humorísticos. Também são produzidos inúmeros projetos especiais, como shows musicais, sitcoms (comédias de situação) e programações destinadas a datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo.

Entre sucessos e fracassos, elogios e críticas, progressos e retrocessos, a Vênus Platinada, como a aniversariante especial de hoje é conhecida popularmente, continua sendo a Hollywood brasileira. Tal êxito é obtido por meio de milhares de funcionários aí presentes, dedicando-se fielmente em todos os processos de produção e de transmissão de 24 horas diárias de programação, levando-a para praticamente todo o nosso gigante país. 45 anos de vida foram suficientes para que a Globo alcance a supremacia e a dominação das comunicações brasileiras, em especial da televisão, competindo maciçamente com outras redes. Para isso, é necessário um rigoroso padrão de qualidade.

Comentários