Unijorge visita Empresa Gráfica da Bahia

Dezenove estudantes do 3º Semestre de Jornalismo da universidade viram de perto os serviços de atendimento e de impressão nas instalações do parque gráfico estatal para aprofundar seus conhecimentos em produção gráfica
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos obtidos nas aulas da disciplina Planejamento de Produção Gráfica, nós, estudantes do 3º Semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), visitamos, ontem à tarde, a Empresa Gráfica da Bahia (Egba), localizada na Rua Mello Moraes Filho, 189, na Fazenda Grande do Retiro, a convite do professor Beto Cerqueira, que não esteve presente. Dentre os três dias de visita que a gráfica acertou com a Unijorge, fomos no segundo dia. Conhecemos de perto as suas instalações para observar, detalhadamente, os processos de impressão.

Eu e mais 18 colegas, Alex Alves, André Ávila, Bárbara Moreira, Bruna Francesca, Camila Gonzalez, Caroline Garrido, Deivson Mamona, Elaine Batista, Érica Torres, Fernanda Magalhães, Maíra Figueiredo, Maurício Luz, Mayra Lopes, Ramon Benevides, Sara Cohim, Tazzio Puccinelli, Thamires Assad e Vinícius Gorender, fomos ao Auditório João Paulo II, no 1º andar do prédio principal. Lá, recebemos os seguintes brindes: um panfleto sobre a empresa, o livreto "A história da Egba em versos de cordel", de Antônio Carlos de Oliveira Barreto, duas edições da revista Bahia de Todos os Cantos, e um protetor auricular.

Antes de seguirmos ao parque gráfico, que é o coração da Egba, onde é impresso o Diário Oficial e outras publicações destinadas ao serviço público estadual, fomos ao setor de atendimento. O parque gráfico é um dos mais modernos da Bahia, graças a seus constantes investimentos em equipamentos de útlima geração, tornando-se a primeira imprensa oficial do Brasil a receber o certificado ISO 9001 pela qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Além disso, ele está organizado para imprimir tiragens menores e maiores, atendendo a todos os 417 municípios baianos.

Como imprensa oficial, a Egba editora e imprime o Diário Oficial, impresso numa área de acesso restrito. Além das notícias publicadas em suas primeiras páginas, feitas pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom), é composto por seis cadernos: Executivo, Legislativo, Judiciário, Diversos, Licitações e Municípios. O jornal também é complementado pelos Diários Oficiais municipais, como o de Salvador. O Diário Oficial teve sua primeira edição publicada no dia 30 de outubro de 1915, um mês depois da fundação da empresa pelo então governador José Joaquim Seabra, com o nome de Imprensa Oficial do Estado. Esse exemplar está exposto no setor de atendimento do parque gráfico.

Ficamos impressionados pelas modernas instalações da unidade gráfica, nos setores de fotolito, editoração eletrônica e nas oficinas de impressão. Elas são equipadas com computadores, impressoras digitais em preto-e-branco e em cores de alta qualidade, offsets planas e rotativas e outras máquinas que permitem a saída de fotolitos e o acabamento de jornais, livros e revistas. Panfletos, cartazes e folders também são outros produtos impressos pela Egba. Os impressos nela produzidos são feitos com dedicação, qualidade e profissionalismo, resultados de uma experiente equipe de funcionários altamente qualificados.

Os principais serviços executados pela empresa são o clipping, seleção diária de notícias publicadas nos maiores jornais e revistas semanais do país, organizadas e classificadas em seções temáticas de acordo com o seu interesse; a microfilmagem, conversão de documentos em papel para microfilme preto-e-branco; a digitalização de documentos e imagens; a gestão e o armazenamento de documentos; o arquivo de segurança, para guardar microfilmes e mídias; e a certificação digital, para que pessoas e empresas comprovem sua identidade nos serviços on line.

Logo após a visita à gráfica, poucos estudantes que compareceram à ela, através de sorteio, receberam de brinde o Dicionário de Baianês, de Nivaldo Lariú, lançado em 1992 pela própria Egba, no qual encontram-se disponíveis várias palavras e expressões populares usadas no estado.

Em 7 de setembro deste ano, a Egba completará 95 anos de existência, aliando qualidade, tradição, modernidade, profissionalismo e excelência na prestação de serviços gráficos a clientes de diversos segmentos. Como forma de homenagear o aniversário, a empresa irá instalar o sistema Computer to Plate (CTP), adquirido recentemente, processo no qual os textos registrados no computador irão diretamente para a chapa metálica, permitindo a economia de tempo na impressão. É assim que a Egba oferece impressos rigorosamente qualificados.

Comentários