Profundo conhecedor das artes

Marlon Marcos, antropólogo, professor e jornalista

Meu professor que eu mais gostava no primeiro semestre de Jornalismo foi uma das pessoas que contribuíram muito para o meu aprendizado no ano passado. Gostava tanto das aulas que ele ministrava, pois o conteúdo é muito interessante, digno de uma Ciência Social: a Antropologia. Essa disciplina tem como objetivo estudar a formação moral, intelectual e cultural do ser humano. Conheça, abaixo, a biografia do professor.

Marlon Marcos Vieira Passos é antropólogo, professor, pesquisador, jornalista e admirador de todas as manifestações artísticas e culturais. Nasceu em Salvador, em 21 de maio de 1971, durante o período mais repressivo da ditadura militar no país. Como professor, ensina História no Ensino Médio na rede particular, e Antropologia no Ensino Superior. Também ministrou Sociologia no Ensino Médio.

É mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), sendo um conhecedor profundo das artes e da cultura afro-brasileiras. Mantém enorme simpatia pelas obras de grandes antropólogos nacionais, como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Hermano Vianna, Roque de Barros Laraia, Roberto da Matta, Luiz Mott e o baiano Roberto Albergaria; e estrangeiros, como Claude Lévi-Strauss.

Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Ufba, Marlon Marcos atua como assessor de comunicação do Palacete das Artes Rodin Bahia, na Graça, e articulista quinzenal do jornal A Tarde, onde também assinou diversas matérias especiais. Os artigos escritos por Marlon refletem, detalhadamente, a cultura brasileira, especialmente a baiana.

Na Facom, foi aluno de João Carlos Teixeira Gomes, o Joca, um dos maiores e melhores profissionais da área no estado, e colega dos hoje jornalistas Georgina Maynart e Matheus Carvalho, da TV Bahia, e Uziel Bueno, apresentador do Na mira, da TV Aratu; e do ator Wagner Moura. É, ainda, amigo de Rita Batista, ex-apresentadora do Aratu Notícias e hoje radialista da Metrópole FM, de Mário Kertész.

Em 1988, aos 17 anos, Marlon iniciou sua militância política, fazendo campanha para Gilberto Gil, que foi eleito vereador pelo PMDB no pleito daquele ano. Admira a esquerda, principalmente o PT, sendo amigo e admirador do deputado federal (hoje licenciado) e secretário do Planejamento Walter Pinheiro. Para A Tarde, ele escreveu uma reportagem sobre Pinheiro, em 2001. Mantém um blog para expressar suas ideias e sentimentos, bem como divulgar as manifestações culturais: o Memórias do Mar.

As aulas ministradas por Marlon Marcos foram espetaculares, pois o conteúdo, além de ser de fácil compreensão, é de fundamental importância para a formação humanística dos futuros jornalistas. Também gostei das atividades extraclasses que ele me recomendou, que foram as visitas às exposições Walter Firmo em preto e branco, no Palacete Rodin, e Carybé, no Solar do Unhão; e a nossa visita a um terreiro de candomblé, realizada na véspera do aniversário do professor.

Comentários

Unknown disse…
Meu queridíssimo,

Vc me comove com seu carinho e com sua admiração por mim. Torço muito por vc...Algumas das informações acima não são reais, mas isto não importa aqui; o que me importa é a sua atenção para comigo e mais ainda o seu amor pelo jornalismo,viu? Cresça muito, apure bem as coisas e seja digno nessa profissão linda mas bem difícil. Sou-lhe grato com o coração!