Ensaios em poses de Jessica Sandes

Nesta postagem, gostaria de enviar a todos vocês (especialmente meninas e mulheres) um belíssimo e brilhante videoclipe fotográfico que eu fiz em homenagem a Jessica Sandes, minha querida amiga e colega do curso de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador. O título é bem sugestivo: Ensaios em poses de Jessica Sandes. Nele, mostra alguns momentos da vida dela registrados em várias fotos*. Além disso, traz vários textos que eu criei sobre a referida pessoa, que também é percussionista da banda Samba Maria, formada integralmente por mulheres, e uma excelente admiradora do cenário musical baiano.

Como trilha sonora que acompanha este primoroso trabalho audiovisual, temos três maravilhosas músicas que, afinal, têm tudo a ver com a alegre, bonita, radiante e charmosa personalidade da homenageada: Esnoba (Márcio Mello), interpretada pela Banda Moinho, liderada pela bela cantora Emanuelle Araújo (ex-vocalista do Eva); Essa boneca tem manual (Vanessa da Mata); e Papo de Maria (Carolina Magalhães), gravada pela Samba Maria. O clipe encerra, com chave de ouro, com o trecho final de Esnoba, uma das músicas favoritas de Jessica.

Este divertido vídeo é uma preciosa homenagem (atrasada) ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta segunda-feira, um dia especial a todas as incansáveis guerreiras e batalhadoras do nosso cotidiano. Pensando nisso, compartilho-o com todas as meninas, garotas e idosas ao redor do planeta, cuja população é predominantemente feminina, mas que apresenta vários preconceitos que a discriminam. Devemos valorizá-la, cuidá-la e orgulhá-la, principalmente quando falamos dos seus independentes e inalienáveis direitos, pois com eles há amor, carinho e cuidado com as "herdeiras de Eva".

*Apenas três fotos são minhas, realizadas nos estúdios da TV Bahia, durante uma visita à empresa a convite da Unijorge, em 16 de outubro de 2009. Esse dia é, coincidentemente, véspera do aniversário de Jessica, que, aos 19 anos, já é adulta por ser uma percussionista profissional.

Comentários