Brizola: esquerdista polêmico (II)

No horário eleitoral de 1989, quando chegou em terceiro lugar, o então candidato Leonel Brizola (PDT) atacou diretamente o jornal O Globo, um dos veículos pertencentes ao maior grupo de comunicação do Brasil, de propriedade do jornalista Roberto Marinho:

"Cuidado com que este jornal publica. Não é mais um órgão isento de informação. Trata-se de um jornal faccioso, parcial, que está empenhado apenas em defender causas que o povo brasileiro abomina. Foi o sustentáculo da ditadura. Ajudou a implantar a ditadura. Manteve a ditadura. Foi à sombra da ditadura que este jornal tornou-se o centro de um império de comunicação: as Organizações Globo. Claro: eles querem continuar com os seus privilégios, com os seus cartórios. E por isso é que temem a eleição de um político independente, como é Leonel Brizola."

Brizola, no entanto, não chegou ao segundo turno, e acabou apoiando Lula, que perdeu para Fernando Collor. Se Brizola fosse eleito, ele iria melhorar a qualidade de vida do nosso povo, investindo muito na educação, e acabar com o monopólio da Rede Globo.

Comentários