Falta de rumo no Congresso

Nós, brasileiros de caráter, de honra e de valor, estamos neste momento insatisfeitos com o vírus que incomoda a cada dia o grande centro das decisões de um país que é, ao mesmo tempo, economicamente desenvolvido e socialmente subdesenvolvido. Muita gente, no entanto, esquece que o Brasil está sofrendo de escândalos e de denúncias que não têm nada a ver com os interesses da população. De onde vem tanta falta de ética nesta pátria tão amada e idolatrada?

O nome do vírus que às vezes interfere no cotidiano do Congresso Nacional, em especial no Senado Federal, é a corrupção. Esta é a palavra-chave que melhor define a outra face do universo político brasileiro. Injustiça, desrespeito, impunidade, ausência de bom caráter! É, realmente, um veneno fatal que, por sua vez, acaba com as gloriosas carreiras políticas dos parlamentares que foram eleitos por uma massa que, em grande parte, é carente.

Prestem o máximo de atenção: o atual presidente do Congresso é José Sarney (PMDB) que, embora maranhense, foi eleito pelo estado do Amapá. Por quê? Acho muito estranho o fato de ele, que havia sido deputado federal (1959-1966), governador (1966-1970) e senador (1971-1985) pelo Maranhão, ser eleito senador por outro estado, que é o Amapá. Alguém imaginou Sarney senador por esse estado da Amazônia? É inacreditável, mas isso existe...

Pela terceira vez no comando da Casa, Sarney nomeou parentes e amigos (de confiança mesmo!) para ocupar cargos. A crise no Congresso faz com que a Casa de todos os brasileiros (teoricamente) seja um verdadeiro palco político, onde os parlamentares são protagonistas e o povo, lotando as galerias, é uma enorme plateia coadjuvante, prestigiada pelo sucesso das sessões plenárias. Alguns deputados e senadores fazem das suas performances em plenário um grandioso espetáculo, no qual eles não cumprem suas sempre repetidas promessas para melhorar a vida do Brasil.

O vírus da falta de transparência sempre esteve presente na história política do país. Recentemente, estávamos acostumados a conviver com diversos escândalos que transformaram o Brasil num país sem destino. Alguém se lembra de algum escândalo que marcou época? É com esses casos que os representantes das unidades federadas discutem somente para se distrair, e não para decidir os novos rumos de um país sem futuro.

Nosso Congresso Nacional ou Poder Legislativo, segundo poder constituído, sistema bicameral, é sediado num moderno e imponente edifício em Brasília projetado pelo brilhante arquiteto Oscar Niemeyer em forma de H (de homem, honra, honestidade, humanidade e harmonia, que seriam suas características verdadeiras). Seu maior objetivo (não tão praticamente) é a elaboração de leis, emendas constitucionais e medidas provisórias, que seriam fundamentais para a vida dos cidadãos brasileiros. Entretanto, a maioria dos parlamentares se esquece desse papel que é considerado de extrema importância...

Em tempos de democracia, o aparecimento de sucessivos episódios é mesmo uma indignação. Além disso, é fruto da falta de bom senso dos nossos políticos. A corrupção que invade o cenário político, social e econômico do Brasil, nossa querida mãe gentil, é como um vírus que infecta, destrói e aniquila muitos arquivos de computador. Com toda essa pedra no sapato, que está se acumulando de Norte a Sul do país, não há liberdade, cidadania, honestidade e transparência.

Comentários