Educar para o futuro

Toda mudança social depende de um eficiente sistema de educação que funcione corretamente. Ainda existem muitos obstáculos que dificultam sua implantação, como a falta de recursos governamentais e a má qualidade do ensino público. Isso leva à repetência, à evasão, à falta de instrução dos alunos e à carência de qualificação e aprimoramento dos professores. O crescente descaso com a educação brasileira, portanto, é maior.

O Brasil revelou educadores importantes, criadores de métodos excelentes e bem-sucedidos que revolucionaram o ensino. O baiano Anísio Teixeira, o mineiro radicado no Rio Darcy Ribeiro e o pernambucano Paulo Freire foram e continuam sendo exemplos de dedicação a que deve ser uma prioridade para o país. Eles deixaram suas marcas nos grandes projetos que realizaram, como a educação em tempo integral.

Os governantes atuais não estão investindo em programas que beneficiem a população mais pobre, com destaque para a educação. Defendem, por isso, interesses pessoais e dos grandes capitalistas. Muitos projetos educacionais dos governos, consequentemente, são esquecidos e abandonados pelos próprios governantes, deixando-os em segundo plano. O orçamento público para essa área no Brasil, portanto, é limitado.

Como produtos da ausência de recursos governamentais em educação, no país, estão a degradação física e estrutural das escolas e universidades públicas, a falta de aperfeiçoamento do corpo docente, seu baixo piso salarial e o crescimento da violência nas escolas. Além disso, há o consumo de drogas em instituições educacionais. Os alunos, por isso, repetem de ano frequentemente e abandonam cedo os estudos para trabalhar ou entrar no mundo do crime.

As propostas educacionais no Brasil não devem ser relegadas a segundo plano, pois elas são prioritárias para o país. Se os governos federal, estadual e municipal investirem em educação, haverá ótima formação profissional, desenvolvimento científico e tecnológico e um excelente padrão de vida em todas as regiões. É a partir da educação que a nossa população terá um futuro melhor.

Comentários