Violência: inimiga urbana brasileira

29 de julho de 2008

A violência continua sendo um dos mais complexos e críticos problemas socioeconômicos do Brasil. Os governantes não estão conseguindo combatê-la, porque eles agem por seus próprios interesses. Além disso, os investimentos do Governo Federal e dos governos estaduais por melhorar a qualidade de vida da população são limitados ou insuficientes.

Grande parte dos casos de violência, registrados no país, ocorrem em regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Nessas cidades, vários bairros não possuem policiamento suficiente, possibilitando a ação de bandidos e de criminosos que praticam diversas atividades cruéis e dominam o tráfico de armas e de drogas. Entre as barbaridades mais frequentes estão os furtos, as chacinas e os homicídios, que continuam crescendo assustadoramente a cada ano.

Não é só as grandes metrópoles que fazem parte do mapa da violência urbana brasileira. Várias cidades do interior, principalmente as maiores, também sofrem com esse sério problema que incomoda os direitos humanos e a sociedade em geral. O sistema de segurança pública no Brasil, dessa maneira, é muito precário e não possui policiais altamente treinados, contribuindo para o aumento da criminalidade.

Além da falta de segurança nos grandes centros urbanos, outra causa importante da violência, em nosso país, é a falta de recursos para a assistência social e a educação básica, pois os governos deveriam investir pesado nessas prioridades. Esperamos que o futuro do país seja mais pacífico e menos violento quando for adotado um eficiente sistema social, educacional e policial.

Comentários

Unknown disse…
Show de bola! vc escreve muuuito bem!! Sucesso!
Unknown disse…
Blog excelente, gostei muito!!!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Seu blog está ótimo hugoo, adoreii...=]
Muito bem Hugo.. Questão muito bem abordada. Gostei do seu blog.