Período entrefestas

13 de março de 2008

Vivemos agora nesses dias tranquilos que são considerados uma pausa de quatro meses entre o agitado e colorido Carnaval de Salvador e o delicioso e descontraído São João do interior nordestino. Já que o Carnaval terminou, estamos com muita saudade dessa maior festa popular do Brasil e do mundo, na qual o nosso coração bate o ano todo para fazer a gente se divertir. Este ano de 2008 marcou a despedida oficial de Cláudia Leite e de Tomate das suas respectivas bandas para seguir carreira solo; e as consagrações da banda Voa Dois, liderada pelos cantores Katê e Fred, e de Alexandre Peixe, cantor e compositor extraordinário.

Neste intervalo entre os meses de fevereiro e junho, ocorre a Semana Santa, que neste ano será de 20 a 23 de março, um período de reflexão para celebrar a morte e a ressurreição de Jesus. Esse negócio de ovo, coelhinho e outros paliativos, por outro lado, é tudo comercial e não tem nada a ver com o significado original da Páscoa, que é a Ressurreição do Nosso Senhor. Devemos pensar apenas neste lado espiritual religioso.

Enfim, em junho, as festas juninas: Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29). Entre essas festas, a mais importante é o São João, na qual o agito e a diversão voltam à cena do Nordeste brasileiro. Ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo e ao sabor das comidas típicas, muitos nordestinos se divertem e se contagiam em harmonia com a mais pura emoção.

Quando ouço as músicas dos Aviões do Forró e grupos similares, percebo que elas são ideais para uma folia à moda cearense, pernambucana, potiguar... Em harmonia com a tradicional folia baiana que agita o verão. Muita alegria!

Comentários