Luta pela preservação do povo sertanejo

Filme Narradores de Javé, uma das mais belas e engraçadas obras-primas do nosso cinema, reproduz a conhecida inundação das cidades nordestinas devido à construção de usina

7 de abril de 2009


Como um simples e pacato povoado em pleno sertão nordestino ficaria ameaçado de extinção? Este episódio inspirado numa história real é divertidamente retratado no filme Narradores de Javé, de 2003, através das longas peripécias do protagonista Antônio Biá, um escritor que mora no fictício vilarejo baiano de Javé. Biá, interpretado pelo consagrado ator José Dumont, viveu incríveis aventuras e andanças em Javé com o principal objetivo de colher inúmeras informações que dariam origem a um belíssimo livro sobre o referido local.

Com 100 minutos de duração, o dramático filme dirigido por Eliane Caffé - que também é roteirista, em parceria com Luiz Alberto de Abreu -, convence os espectadores a mostrar, além do povo simpático, criativo e humilde de Javé, o seu misterioso desaparecimento causado pela polêmica obra de construção de uma usina hidrelétrica.

A história descrita na película nos faz recordar a famosa inundação de quatro cidades pequenas do interior da Bahia devido à construção da usina hidrelétrica de Sobradinho*. Vários moradores, portanto, eram contrários à execução das obras, o que fez Antônio Biá escrever um livro narrando o cotidiano, a cultura, a beleza, as personalidades e os costumes do povoado.

Sua trilha sonora, criativamente produzida pelo DJ sergipano Dolores e pela Orquestra Santa Massa, combina a música eletrônica contemporânea com os tradicionais elementos culturais tipicamente nordestinos. Aliados a uma primorosa direção de arte de Carla Caffé e às coloridas paisagens e histórias de Javé, os temas musicais maravilhosamente elaborados fazem de Narradores de Javé um dos melhores e divertidos longas do cinema brasileiro.

*Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado, inundadas pelo Rio São Francisco.

Comentários