A discriminação no contexto histórico do país

9 de dezembro de 2008

O Brasil é um grande mosaico cultural, resultante da fusão de três etnias: o branco europeu, o negro africano e o índio. Esta junção de povos distintos teve um papel importante na formação e no desenvolvimento cultural do país, mas gerou um racismo persistente. Maltratar indivíduos de etnias diferentes, infelizmente, é uma atitude extremamente violenta.

Quando os colonizadores portugueses chegaram ao continente americano, há 508 anos, eles cometeram uma série de atrocidades contra os primeiros habitantes da sua única colônia no Novo Mundo. Com a vinda dos negros da África para serem escravos no Brasil, os portugueses e os povos de outros países europeus os desrespeitaram e maltrataram por serem alheios à terra recém-descoberta. Foi a partir daí que se iniciou o preconceito racial no país.

O racismo é um fenômeno responsável por gerar inúmeras vítimas, principalmente negros, dentro da enorme diversidade étnica brasileira. Alguns indivíduos brancos discriminam os negros, pois estes são considerados socioeconomicamente inferiores pelos opressores. O povo negro, portanto, é vítima feita através das agressões praticadas pelos próprios brancos, que se sentem superiores.

Numa sociedade onde ainda imperam diversos tipos de preconceito, os brasileiros devem ter absoluta consciência em relação às sérias consequências que o racismo traz para o país. Todos os indivíduos, independentemente de etnia, devem permanecer unidos, convivendo em perfeita harmonia e promovendo a luta pelos seus direitos.

Comentários

Unknown disse…
Uma coisa que você esqueceu de ressaltar foi que os brancos também sofrem preconceitos...