Difícil não é subir, é subir sem se sujar

5 de agosto de 2008

O cenário político, econômico e social brasileiro foi e continua sendo atrapalhado por um enorme vilão denominado corrupção, um dos crimes mais comuns em nossa sociedade. Trata-se de uma roubalheira generalizada que foi trazida pelos portugueses durante o Período Colonial. De 1500 até hoje, a corrupção continua crescendo com o surgimento de novos casos.

Durante o regime militar, não se falava abertamente sobre os escândalos de corrupção, pois estes podiam incomodar direta ou indiretamente o governo da época. Este crime absurdo que interfere na vida dos cidadãos voltou a ser frequentemente discutido com a redemocratização. A maioria dos casos não está sendo combatida no Brasil em função da lentidão do sistema judiciário, cuja finalidade era punir os corruptos.

Os principais envolvidos nesses casos são políticos de diversas tendências ideológicas, empresários, juízes, advogados, líderes religiosos e até cidadãos comuns, como funcionários públicos. Essas pessoas incompetentes praticam vários atos ilícitos a favor de seus próprios interesses e também de interesses públicos, como as fraudes em programas sociais do Governo Federal em alguns municípios.

A corrupção é extremamente prejudicial ao povo brasileiro, pois ela contribui para o crescimento da impunidade, a instabilidade política e o aumento das desigualdades socioeconômicas. Além disso, ela transforma o Brasil num bando de ladrões e de muitos criminosos que agem em benefício próprio. Para que novos escândalos não ocorram mais, é necessária uma profunda reforma do nosso sistema judiciário.

Comentários